quarta-feira, 15 de junho de 2011

Sisu inscreve a partir de hoje

Mais uma chance para os feras que querem ingressar na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A partir de hoje o Ministério da Educação (MEC) abre o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para preencher vagas no segundo semestre. No estado, estão sendo disponibilizadas 2.129 opções distribuídas entre a UFRPE e Instituto Federal de Pernambuco (nos campus Recife e Sertão). Em todo o Brasil, são 26.336 oportunidades. Para participar é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado e ter tirado nota acima de zero na redação. A inscrição no Sisu é gratuita e os interessados devem acessar o site www.mec.gov.br.

Para se inscrever, o fera deve acessar o site do MEC até o dia 19 de junho, das 6h às 23h59. A UFRPE está oferecendo o maior número de vagas: 1.580. A maioria das vagas está sendo ofertada no campus Recife. São 940 vagas em cursos como administração, gastronomia, veterinária, química e zootecnia. Há vagas em 42 cursos. A lista completa está disponível no site da Rural, o www.ufrpe.br. No IFPE do Recife, são 484 vagas nos cursos de agroecologia, química, design gráfico, engenharia de produção civil, geografia, gestão ambiental, gestão de turismo, radiologia, enfermagem e matemática. No campus do Sertão, o IFPE está oferecendo 65 vagas nos cursos de agroecologia (unidade Petrolina) e física (unidade Salgueiro).

Os candidatos do Sisu podem fazer até duas opções de cursos entre as instituições participantes. Durante as inscrições, o estudante pode alterar as suas escolhas, de acordo com a nota de corte que será divulgada ao fim de cada dia. Os resultados da primeira chamada devem ser divulgados no dia 22 de junho. A segunda etapa está marcada para 2 de julho. A matrícula da primeira chamada será entre os dias 27 e 28 de junho. A segunda chamada está prevista para os dias 5 e 6 de julho.

SAIBA MAIS

Como funciona o Sisu?

Ao efetuar a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu. O candidato também deve definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas a políticas afirmativas. Durante o período de inscrição, o estudante pode alterar suas opções. Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus). Serão feitas duas chamadas sucessivas.

Quem pode se inscrever no Sisu do meio do ano?

Podem se inscrever no Sisu os candidatos que fizeram o Enem 2010, e que tenham nota maior do que zero na redação. É importante ressaltar que algumas instituições adotam notas mínimas para a inscrição em determinados cursos. Nesse caso, no momento da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá uma mensagem com esta informação

Como é feita a inscrição no Sisu?

A inscrição no Sisu é feita pela internet, no site www.mec.gov.br.

Qual o horário de inscrição no Sisu?

O Sisu ficará disponível para inscrição de 15 a 19 de junho de 2011, das 6h às 23h59.

Quais os documentos necessários para a inscrição no Sisu?

O candidato precisa apenas de seu número de inscrição no Enem 2010 e da senha cadastrada no exame

Fonte:  Diario de Pernambuco

Um comentário:

  1. oi bom dia gostaria de saber si ainda pode si escrever para os cursos,, cleonece@hotmail.com
    9948-6821.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...